Metalúrgicos de Maragogipe aprovam pauta de revindicações

Geral CTB Geral 22/07/2014

O Sindicato dos Metalúrgicos de Maragogipe apresentou a pauta de reivindicação 2014/2015 aos trabalhadores, em assembleia realizada no último dia 17. Os funcionários do Estaleiro Enseada do Paraguaçu (EEP) lotaram a assembleia, como demonstração de unidade da categoria nesta importante Região do Recôncavo Baiano.

 Com a presença maciça dos trabalhadores e de representantes da CTB, FITMETAL, FETIM-BA e sindicatos dos metalúrgicos de diversas partes do Brasil, a assembleia analisou as propostas de reajuste salarial, aumento real, produtividade, horas extras, entre outras. As reivindicações foram aprovadas pelos trabalhadores e  a pauta já foi protocolada na empresa (veja abaixo o protocolo feito pelo Sindicato junto à empresa, com as reivindicações da categoria).

Para o Sindicato, esse momento é histórico para os trabalhadores do estaleiro, que passam a ser representados com grande determinação e unidade, pela rede de mobilização e luta dos metalúrgicos na Bahia e no Brasil.

 O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Maragogipe, Antônio Fragoso, disse que esse é o começo de uma intensa relação entre a base e a entidade, para a construção de um novo período de luta e conquistas para os trabalhadores. “Agora é hora de unir forças, colocar o Sindicato nos caminho das vitórias e, juntos, fazermos da luta um símbolo de mudanças e avanços”, explicou.

 Igualdade salarial

 Um dos principais problemas hoje no Estaleiro Enseada do Paraguaçu (EEP) é a desigualdade salarial. Segundo denúncias de vários trabalhadores, tem profissional vindo de outros estados ganhando mais do que pessoas que já estão aqui exercendo a mesma função. E mais. Com muitas mordomias, praticamente todos os gastos (moradia, transporte etc) cobertos pela empresa.

 Enquanto isso, os trabalhadores da Região sofrem com baixos salários, uma realidade que a direção do Sindicato vai combater incansavelmente para garantir ao trabalhador a igualdade de salários e de direitos.

 Por isso, é muito importante a união dos trabalhadores em torno desse importante momento vivenciado em Maragogipe. Na assembleia realizada na semana passada, com os funcionários do Estaleiro, o Sindicato recebeu muitas demonstrações de confiança e unidade no trabalho que começa a ser desenvolvido em prol da categoria.

Fonte: Metalúrgicos Bahia.