Servidores do Cepred e Creasi reivindicam democracia

Geral CTB Geral 17/07/2014

Em assembleia realizada pelo Sindsaúde no Centro Estadual de Prevenção e Reabilitação de Deficiências (Cepred) e do Centro de Referência e Atenção ao Idoso (Creasi), os servidores deliberaram, em votação, que só permanecerão nas unidades, até o horário de funcionamento estabelecido pela Sesab, às 19 horas, nos dias em que os trabalhadores com cargos de confiança também permaneçam no local até o mesmo horário.

A decisão foi tomada por conta da intransigência da Sesab, que não acatou o pedido dos servidores sobre a necessidade de antecipação do horário de saída dos órgãos que, funcionam no Centro de Atenção à Saúde professor José Maria de Magalhães Neto (CAS), na área do Iguatemi (antigo Iapseb). Os servidores alertam que devido a falta de segurança, os usuários não procuram as unidades nesse horário.

Para os servidores, a permanência dos trabalhadores com cargo de confiança nos setores até o encerramento do atendimento (19h) representará maior número de funcionários, já que a unidade fica totalmente esvaziada sem a permanência dos pacientes. Além disso, os trabalhadores com cargo comissionado poderão responder por qualquer eventualidade que aconteça, tanto com o patrimônio quanto com a vida dos servidores.

A diretoria do Sindsaúde afirma que vai acompanhar a permanência dos servidores na unidade a partir do dia 21 de julho, das 18 às 19 horas, para garantir que o encaminhamento da proposta seja cumprido. A entidade espera a sensibilidade da Sesab e das coordenações dos setores para que o impasse seja resolvido num período de oito dias. Caso isso não aconteça, novos posicionamentos serão adotados.

O processo de negociação foi iniciado pelo Sindsaúde em maio, em atenção a queixas dos trabalhadores sobre constantes assaltos no local. Incluiu várias reuniões com os servidores, gestores das unidades e a Superintendência de Recursos Humanos da Sesab, em busca da melhor solução para a segurança da categoria.

Fonte: Sindsaúde Bahia.