Hoje é dia de luta contra a discriminação racial

Geral CTB Geral 21/03/2016

Hoje é o Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial. A data faz referência ao Massacre de Shaperville, ocorrido em 21 de março de 1960, na cidade de Joanesburgo, capital da África do Sul. Neste dia, cerca de 20 mil negros protestavam contra a lei do passe, que os obrigava a portar cartões de identificação, especificando os locais por onde eles podiam circular. No bairro de Shaperville, os manifestantes se depararam com tropas do exército. Mesmo sendo uma manifestação pacífica, o exército atirou sobre a multidão, matando 69 pessoas e ferindo outras 186.  Em memória à tragédia, a ONU – Organização das Nações Unidas – instituiu 21 de março como o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial.

A data é um marco nas ações de combate ao preconceito contra o povo negro, que embora seja a maioria da população continua tendo seus direitos negados no Brasil e na Bahia. É um importante momento de denunciar também as diversas formas de racismo e de exclusão dos negros em todas as esferas da sociedade.

É por isso que a CTB Bahia orienta que os sindicatos filiados mantenham uma política constante de combate ao racismo e a desigualdade racial, travando uma luta permanente por mais oportunidades para os negros no mercado de trabalho, nos cargos de direção e também nos espaços de decisão da sociedade.

Esta é uma questão que se torna ainda mais importante neste momento de crise política e econômica por que passa o país, no qual setores conservadores e preconceituosos da sociedade tentam dar um golpe contra a democracia. Não se pode esquecer das muitas conquistas do povo negro durante os últimos 13 anos, a exemplo da política de cotas nas universidades e de outros programas sociais que beneficiam o povo pobre, que é majoritariamente negro. 

Hoje, 21 de março, é dia de lutar contra a discriminação racial e todas as formas de preconceito. É dia também de garantir avanços nas políticas de reparação e de  geração de oportunidades para o povo negro. Hoje também é dia de lutar por avanços e principalmente, de evitar o retrocesso.