Comerciárias antecipam Dia Internacional da Mulher

Geral CTB Geral 07/03/2016

Com o tema “Mulheres Comerciárias na Luta e no Poder”a Secretária de Gênero do Sindicato dos Comerciários de Salvador, realizou na última quinta-feira (3/8) na praça da Piedade o encontro de mulheres comerciárias,com debate, tratando de vários temas, como a violência contra a mulher, levando a todos os presentes uma conscientização, compreensão e posicionamento quando se trata de desigualdade de gênero e violação de direitos.

A secretária de gênero Taína de Jesus destacou que “não podemos deixar passar em branco nenhum tipo de violência nem discriminação contra as mulheres, temos que nos posicionar e denunciar.”

O encontro que antecipou o Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 08 de março, contou com a presença de populares, colaboradores e representantes do Sindicato dos Comerciários de Salvador que estão na campanha salarial de 2016, cujo tema é “Coragem para avançar”. Além da melhoria do sálario, os comerciários buscam o ganho real, com reposição da inflação mais 4% de ganho real,valorização do trabalho, com aumento do vale transporte para R$15 reais, redução da jornada de trabalho para 36 horas semanais, sem restrição de salário e um ambiente de trabalho que preserve a saúde do trabalhador.

O presidente da Sintrasuper, Adilson Silva realçou a campanha e fez uma relação com o tema debatido no evento.”Os comerciários estão em campanha salarial e a nossa marca é coragem para avançar,coragem para conquistar que tem muito a ver com o tema desse encontro aqui hoje, que também precisam de coragem para enfrentar os desafios espostos ai.Os trabalhadores precisam estar antenados com as manobras que são feitas no Brasil. Precisamos estar atentos e atentas”, finalizou.

Em razão do avanço e crescimento da industrialização no Brasil, ocorreram transformações na estrutura produtiva, o contínuo processo de urbanização e a redução das taxas de fecundidade nas famílias, proporcionou a inclusão das mulheres no mercado de trabalho.

“É um momento importante, estamos defendendo a mulher na luta e no poder, e estamos nessa luta na defesa da democracia, por isso, esse encontro tem um caráter importante de conscientizar a sociedade de partir pra luta na defesa do Brasil e do nosso povo”, pontuou o presidente do Sindicato dos Comerciários, Jaelson Dourado.

Ainda nos dias de hoje é recorrente a concentração de ocupações das mulheres no mercado de trabalho, sendo que 80% delas são professoras, cabeleireiras, manicures, funcionárias públicas ou trabalham em serviços de saúde. Mas o contingente das mulheres trabalhadoras mais importantes está concentrado no serviço doméstico remunerado; no geral, são mulheres negras, com baixo nível de escolaridade e com os menores rendimentos na sociedade brasileira.

O presidente da Federação dos Comerciários da Bahia (FEC-BA) Reginaldo Oliveira citou alguns espaços nos quais as mulheres estão ocupando e lembrou do 1° encontro feito por Dalva Leite, diretora da Sintrasuper, destacando sua importância no movimento sindical brasileiro. “A participação da mulher na estrutura social é muito importante, a mulher conquistou espaços, entre eles está o mercado de trabalho, as universidades e o serviço público”, lembra.

Atualmente, as mulheres, símbolo de vitória e orgulho, vêm alcançando, cada vez mais, posições de destaques na política e no mercado. Também no esporte, a mulher tem conquistado muitas medalhas, troféus e títulos.O evento foi finalizado com um debate falando da integração da mulher na capoeira como arte, luta e defesa pessoal, além de música ao vivo e um bolo comemorativo ao dia Internacional da Mulher.

 

Fonte: Ascom do Sindicato dos Comerciários de Salvador.