Nova diretoria do Sintratec toma posse em Itabuna

Geral CTB Regional Sul 04/12/2015

A nova diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Têxteis e Calçadistas do Sul e Extremo Sul da Bahia (Sintratec) tomou posse para o quadriênio 2015-2019. A solenidade ocorreu no dia 02 de dezembro, na sede da entidade, em Itabuna. Jeser Cardoso, membro da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil) foi reconduzido ao cargo de presidente. O ato foi prestigiado por diversas lideranças sindicais e políticas, como os presidentes dos sindicatos dos Bancários, Jorge Barbosa, dos Comerciários, Jairo Araújo (também vereador pelo PCdoB), dos trabalhadores na Construção Civil, Joílson Santos, dos servidores municipais, Wilmaci Oliveira, da diretora do SINDIACS/ACE (Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate à Endemias), Zilar Portela, do coordenador da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil), Gilson Costa, além do vice-prefeito de Itabuna, Wenceslau Jr.

Após breves saudações, a nova diretoria foi empossada. São eles: Diretoria Efetiva: Jeser Cardoso dos Santos, Suely das Neves Santos, Ivanildes Assis Dos Santos, Juraci Ribeiro Silva Junior, Marilúcia Rosa dos Santos, Rosimeire Teixeira Dutra, Josemara Oliveira Santos, Deilson Santos Machado, Solange Nascimento Dos Santos, Cascio Prates Ferreira, Tainá Jesus Lima, Rosângela Assis De Oliveira, Ernane De Jesus. Luana Moreira Silva, Robert Rocha E Silva; Diretoria Suplente: Rosenilda Lima Magalhães, Pollyane Nayara Souza Gil, Joas Carvalho de Souza Santos, Marta de Jesus Faustino, Irani Santos Gomes, Maria das Graças Alves Ferreira; Conselho Fiscal Efetivo: Naialena Felisberto dos Santos, Clodoaldo Nascimento Alves, Luiz Melo de Franca; Conselho Fiscal Suplente: Aline Pereira Oliveira, Maria Sinara Sobral Gomes, Albeneir Santos Nascimento.

O presidente reeleito, Jeser Cardoso, fez um balanço dos 16 anos de fundação do sindicato e afirmou que, apesar de jovem, a entidade já escreveu seu nome na história do movimento sindical regional. “Com menos de um ano de fundação já estávamos fazendo greve na Trifil”, relembra. Segundo ele, a greve de 2004 foi uma espécie de cartão de visitas. “A partir dali o sindicato passou a ser respeitado pelos patrões e pela sociedade”. Jeser também destacou as vitórias judiciais, com as ações da Revista Íntima e Insalubridade (Trifil) e Intervalo Intrajornada (Malwee). “Com estas ações coletivas o Sintratec reafirmou seu compromisso com a defesa dos interesses da classe operária”. As conquistas do Ticket e da PLR também foram lembradas pelo dirigente sindical. “Com luta e organização temos avançado ano após ano em novas conquistas para a categoria”.

Contudo, Cardoso afirmou que o Sintratec passa por um momento difícil, por conta da crise econômica mundial, que tem forçado a uma diminuição dos investimentos das indústrias e consequente recuo estratégico da luta sindical. “O Sintratec sabe da sua responsabilidade com a classe operária. Agora é o momento de mantermos os empregos e os direitos conquistados. Tenho certeza que esta crise será superada e em breve voltaremos a avançar em novas conquistas”, finalizou o presidente.

Fonte: Ascom do Sintratec.