Movimento Social promove 11ª Lavagem da Estátua de Zumbi dos Palmares

Movimento Social promove 11ª Lavagem da Estátua de Zumbi dos Palmares
Publicado por Romice Mota

Geral 19/11/2019 Escrito por: Romice Mota

Na próxima quarta-feira (20/11), acontece a 11ª Lavagem da Estátua de Zumbi dos Palmares. A atividade é promovida pela União de Negras e Negros Pela Igualdade (Unegro), em parceria com entidades do movimento social, e   conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Promoção da Igualdade (Sepromi),  e  da Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego e Renda (Setre).Essa atividade faz parte da programação do Dia Nacional da Consciência Negra.

Instituída pela Lei nº 12.519, a data de 20 de novembro marca o Dia da Consciência Negra no Brasil. Ela foi escolhida em memória ao dia da morte de Zumbi, do Quilombo dos Palmares, símbolo de luta e resistência contra a opressão de negras e negros escravizados. No entanto, a data possui diferentes significados para brasileiros, brancos e negros. A data não é registrada como feriado, apesar de ter sido instituída. Essa é, inclusive, a escolha de muitas lideranças do próprio movimento negro da capital baiana.

A  Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB-Bahia), através da  secretaria de combate ao racismo  entende que, comemorar o Dia Nacional da Consciência Negra, é uma forma de homenagear e manter viva em nossa memória essa figura histórica. Não somente a imagem do líder, como também sua importância na luta pela libertação dos escravos.  

Assim, 20 de Novembro é marcado com caminhadas, lançamento de livros, debates e outros eventos políticos e culturais. Em Salvador, o dia é de luta, resistência e combate ao racismo.

A tradicional lavagem acontece às 7h, na Praça da Sé, onde está localizada a estátua de Zumbi dos Palmares, um dos mais importantes símbolos da resistência negra no Brasil. Antes disso, acontece a concentração na sede da Unegro, na Rua Frei Vicente, 13 - Pelourinho, de onde sai o cortejo com destino à Praça da Sé.