Em votação remota, 75 senadores votaram pelo adiamento do Enem

Em votação remota, 75 senadores votaram pelo adiamento do Enem

Geral 20/05/2020 Escrito por: Romice Mota

Em meio à crise do Coronavirus e a pressão popular o plenário do Senado aprovou, na noite da última terça-feira (19), por 75 votos a 1, o Projeto de Lei (PL) 1277/2020, de autoria da senadora Daniella Ribeiro (PP-PB), que prevê a prorrogação desse tipo de atividade em casos excepcionais. O placar resulta de um acordo costurado por diferentes legendas da Casa. A proposta deverá ser avaliada agora pela Câmara dos Deputados. 

Todos os 18 líderes de partidos declararam votos favoráveis ao texto do senador Izalci Lucas (PSDB-DF), com 75 senadores com exceção do Senador Flavio Bolsonaro (Republicamos)

O PL 1277/2020 prevê a possibilidade de adiamento de exames, provas e outras atividades de acesso ao ensino superior em casos de comprometimento do funcionamento normal das instituições de ensino e nas situações em que o Legislativo tiver aprovado oficialmente estado de calamidade pública no país, como a crise causada pela pandemia.

Vale lembrar, que a pressão da sociedade foi de estrema importância para o adiamento do Enem, precisamos lutar por igualdade e oportunidades para todos os estudantes. A hastag “#AdiaEnem” teve destaque durante o dia, com cerca de 115 mil menções. Como resultado da mobilização, mesmo antes do início da votação, os parlamentares começaram a se manifestar pela chancela da proposta.