Coronavírus: Nordeste entra em colapso em 15 dias, diz Wellington Dias
Geral 30/04/2020 Escrito por: Romice Mota
O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), disse que o sistema de saúde dos estados do Nordeste está a cerca de 15 dias do colapso, previsto para ocorrer entre os dias 15 e 20 de maio. A declaração foi dada nesta quarta-feira (29), durante reunião do diretório nacional do PT.
Segundo o governante, o número de casos identificados dobra a cada cinco dias, com aumento exponencial também das mortes. Dias falou ainda em efeito dominó para a saturação dos hospitais – ele relata já estar recebendo doentes do Ceará e de Pernambuco, que já vivem uma emergência.
Outro assunto comentado por ele e pelo governador baiano Rui Costa (PT) – que também participou da reunião – foi a crise financeira dos estados sem a ajuda federal. Dias foi categórico: “Eu aguento até 15 de maio. A partir daí, é colapso”.
Costa fez outro relato alarmante. Cerca de 12% dos infectados por coronavírus no estado são profissionais de saúde, o que está reduzindo a força de trabalho no front. Em seus cálculos, devido à falta de pessoal de equipamentos, o máximo que é possível expandir a rede é em 1.300 leitos. Por isso, ele advoga pelo isolamento social.
Já no Maranhão, o governador Flávio Dino se empenha em ampliar a estrutura do sistema público de saúde. “Quando começou a crise do coronavírus, o @GovernoMA montou 252 leitos exclusivos (UTI e clínicos) para a doença. Hoje são 735 leitos exclusivos. E seguimos ampliando”, registrou Dino, no Twitter.
Segundo ele, a ampliação favoreceu, sobretudo, os moradores da capital São Luís. “No boletim de agora, taxa de ocupação de leitos de UTI na nossa capital caiu para 79,87%, com os novos que abrimos hoje (29/4). Mas não param de chegar pacientes de coronavírus, infelizmente”, tuitou o governador. “Vamos bloquear a Rua Grande, que tem injustificadas aglomerações de pessoas.”
Via Folha de S.Paulo