Com FLEMACON e FETRACOM, CTB Bahia fortalece solidariedade à Venezuela
Geral 22/01/2026 Escrito por:
Nesta quinta-feira (22), em vários países do mundo, aconteceram atos de solidariedade ao povo venezuelano e contra a ação militar ilegal dos Estados Unidos. Em Salvador, a FLEMACON (A Federação Latino-Americana de Trabalhadores da Construção, Madeira e Materiais de Construção) e a FETRACOM-BASE (Federação dos Trabalhadores da Construção Civil de Bahia e Sergipe) reuniram várias lideranças sindicais e populares pela plataforma ZOOM.
"Essa é uma atividade da FSM [Federação Sindical Mundial], que as entidades filiadas deveriam reproduzir. É muito importante toda ação em defesa da soberania dos povos da América Latina. Também teremos atos de rua para chamar a atenção da sociedade sobre a atitude ditatorial dos Estados Unidos, que se acham donos do mundo", afirmou Lúcia Maia, presidenta da FLEMACON.

O venezuelano Hernan Brito, sindicalista do setor da construção civil e diretor da FSM, relatou que o povo está resistindo. "Os movimentos sociais estão protestando e a Revolução Bolivariana segue firme, mesmo com o cerco dos EUA, que só querem nosso petróleo. O governo venezuelano está estudando medidas jurídicas, políticas e diplomáticas para garantir nossa soberania", disse.

RESISTÊNCIA CONTRA O IMPERIALISMO
Segundo o presidente da FETRACOM-BASE, Edson Cruz, a postura dos EUA é ditatorial. "Usam a força militar e a taxação econômica contra vários países. É um momento perigoso, exigindo unidade dos movimentos populares em todo o mundo. Toda nossa solidariedade à Venezuela e seu povo para resistirem", afirmou.

Representando a CTB Bahia, os dirigentes Hermelino Neto (vice-presidente) e Francisco José (secretário Internacional) reforçaram o sentimento de solidariedade da Central e do movimento sindical. "O mundo está sob ataque dos EUA e a líder da oposição na Venezuela entregou o prêmio Nobel da Paz que recebeu a Donald Trump, mostrando subserviência. Com o tempo, os traidores do povo serão punidos. Precisamos buscar informações da Telesul, TV que transmite informações verdadeiras sobre a América Latina. Torcemos por esse povo valente da Venezuela", Neto.

Presidente do SINTRACOM-BA, Carlos Silva ressaltou a necessidade de conscientizar o povo brasileiro. "É preciso mostrar que Donald Trump não fez um bem para a Venezuela. Ele já deixou claro que quer é o petróleo de lá. Parabenizamos os venezuelanos pela resistência. Toda solidariedade da categoria da construção civil da Bahia e do nosso sindicalismo", enfatizou.