Jerônimo Silva Júnior exalta papel da Decrin contra o racismo
Geral 22/01/2026 Escrito por:
Nesta quarta (21), a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi) celebrou um ano de aniversário da Delegacia Especializada de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa (Decrin). O evento, realizado no Engenho Velho de Brotas, reforçou o compromisso do governo Jerônimo Rodrigues (PT) com a proteção dos direitos humanos e o combate ao preconceito na Bahia.
Não poderia ter sido data mais simbólica: 21 de janeiro é o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, instituído em memória de Mãe Gilda de Ogum, uma ialorixá baiana que se tornou um símbolo de resistência contra a perseguição religiosa. “Durante todos os dias do ano, nosso trabalho é voltado apenas para três frentes: intolerância religiosa, racismo e LGBTfobia”, resumiu a razão de existir do órgão o titular da Delegacia, Ricardo Amorim.
"A Decrin é um instrumento fundamental para garantir acolhimento, investigação e resposta do Estado às violências que atingem, de forma histórica, povos e comunidades de matriz africana, indígenas e tradicionais. Combater a intolerância religiosa é defender direitos humanos, fortalecer a democracia e afirmar que nenhuma fé será silenciada. Seguimos firmes, com políticas públicas e ação permanente, para que o respeito prevaleça", afirmou a titular da Sepromi, Ângela Guimarães.
CTB PRESENTE
Representando a CTB Bahia, o secretário nacional de Políticas de Promoção da Igualdade da Central, Jerônimo Silva Júnior reforçou que a Decrin é fruto da luta histórica do movimento negro. "A delegacia representa uma conquista de políticas públicas coordenadas, que permitem à unidade operar com atendimento especializado, funcionamento ininterrupto e suporte psicossocial integrado, garantindo que a segurança pública atue em sintonia com as políticas de promoção da igualdade racial para combater o racismo estrutural e religioso", pontuou.
Entre os presentes estava a deputada estadual Olívia Santana (PCdoB), autora da lei que instituiu a data municipal que inspirou a data nacional, de autoria do deputado federal Daniel Almeida (PCdoB), também presente.

com informações da Secom-BA