CTB prestigia certificação da Setre para mototaxistas e motofretistas 

CTB prestigia certificação da Setre para mototaxistas e motofretistas 

Geral 13/01/2026 Escrito por:

Mais uma iniciativa do governo Jerônimo Rodrigues (PT), através da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esportes Setre), beneficia uma categoria importante nas cidades: mototaxistas e motofretistas. Cerca de 200 profissionais, de 16 municípios, foram certificados pelo curso Condução Decente. 

“Quando um trabalhador não tem uma condição regularizada, ele fica inseguro. Então, nosso trabalho deve ser o de valorização desta categoria profissional, de quem acorda 4h para transportar pessoas, medicamentos, mercadorias. Vamos capacitar e reforçar a segurança com capacetes, coletes, bags e linha de crédito, para o profissional ter um veículo decente. O Brasil não vive sem a profissão de vocês”, disse o governador.

"Parabéns a equipe da Setre pelo trabalho desenvolvido. Como presidente do Sindimoto Bahia, tive a sorte de ter o apoio de pessoas sensíveis aos anseios da nossa classe, como o governador Jerônimo e o secretário Augusto Vasconcelos. Só agradecer por esse projeto maravilhoso, que foi implantado a partir de uma solicitação do Sindicato. Tem ainda a cooperativa e o aplicativo que nos libertará da exploração das plataformas", disse Marcelo Barbosa,

O secretário nacional de Políticas de Promoção da Igualdade, Jerônimo Silva Júnior representou a CTB Bahia no evento. "É o governo estadual atento às demandas da classe trabalhadora. Confirma o compromisso do governador e do secretário do Trabalho, Augusto Vasconcelos, com essa categoria que precisa de apoio para desenvolver bem suas atividades", afirmou.

“É um debate mais amplo, que está acontecendo também no Congresso Nacional, visando a regulamentação desses profissionais, mas temos trabalhado pela preservação, enquanto isso, dos direitos deste segmento profissional. Nosso objetivo é garantir presença desse projeto em todas as 13 zonas turísticas da Bahia, além de dignidade no trabalho”, comentou o secretário da Setre, Augusto Vasconcelos.

BENEFÍCIOS IMPORTANTES

Essa primeira turma teve a participação de trabalhadores de 16 municípios. Até 2027, o projeto prevê a qualificação de 6.500 profissionais em 75 municípios. Os motofretistas receberam kits de proteção individual (colete, capacete, antena corta-pipa e bolsa térmica). Os mototaxistas foram contemplados com colete, dois capacetes e antena corta-pipa. Eles terão acesso a uma linha de crédito da Desenbahia para comprar motocicletas novas. O financiamento tem prazo de até 60 meses para pagamento, sem carência, e taxa de juros de 1% ao mês, condicionada à análise de crédito.

No ato com o governador estavam o titular da Setre, Augusto Vasconcelos; o presidente da FLEM, Rodrigo Ita; o presidente do SINDMOTO, Marcelo Barbosa; os deputados federais Daniel Almeida e Alice Portugal, ambos do PCdoB; e os deputados estaduais Olívia Santana (PCdoB), Robinson Almeida (PT) e Maria Del Carmem (PT). 

com informações da Setre