Pesquisa: 69% dos brasileiros esperam melhora na vida

Pesquisa: 69% dos brasileiros esperam melhora na vida

Geral 28/12/2025 Escrito por:

O povo brasileiro se mostra mais confiante em relação ao próximo ano. Cerca 69% dos entrevistados acreditam que 2026 será melhor para sua situação pessoal. É um avanço em comparação aos 60% que projetavam melhora para 2025. Cerca de 16% disseram que a situação pessoal deve ficar igual, enquanto 11% avaliam que pode piorar. Outros 3% não souberam responder.

A pesquisa Datafolha foi divulgada neste domingo (28), pela Folha de S.Paulo. O avanço é relevante no terceiro mandato do presidente Lula (PT), pois aponta uma recuperação importante no ânimo da população, mesmo que individualmente.

O Datafolha também perguntou se 2026 será melhor, igual ou pior para os brasileiros em geral. O otimismo saltou para 60%, acima dos 47% registrados no ano anterior. O resultado iguala ao observado na virada de 2022 para 2023, logo após a eleição de Lula.

POLÍTICA E ECONOMIA

O estudo revelou as diferenças políticas. Entre os que votaram em Lula no segundo turno de 2022, cerca de 78% esperam melhora na situação pessoal em 2026. Mesmo entre os que votaram em Jair Bolsonaro, o índice ficou 61%. Entre os que aprovam o governo atual, 79% acreditam que sua situação pessoal vai melhorar. Quem desaprova o governo, o otimismo ficou em 59%.

Para economistas ouvidos na reportagem, a sensação de melhora se deve ao desempenho de indicadores econômicos, especialmente o comportamento dos preços dos alimentos, a queda do desemprego e a inflação sob controle.

“Foi um ano em que os preços dos alimentos se comportaram bem. Com menores taxas de desemprego e com a inflação de alimentos tão baixa, é natural que as pessoas estejam se sentindo bem. E a situação, de fato, está boa”, disse Samuel Pessôa, pesquisador do FGV IBRE e colunista da Folha.