CTB divulga programação do curso internacional em Salvador; inscreva-se
Geral 22/12/2025 Escrito por:
Entre os dias 27 e 31 de janeiro de 2026, a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) realiza, em Salvador, a nova edição do Curso Internacional de Formação Política e Sindical. Em seu terceiro ano consecutivo, se consolida como o maior espaço de formação política e sindical da Central.
O curso será realizado no Ginásio dos Bancários, nos Aflitos (Centro) e as despesas com transporte, hospedagem e alimentação são de responsabilidade dos participantes. O evento dirigentes e lideranças sindicais de todo o país para uma intensa jornada de debates, estudos e trocas de experiências sobre os desafios contemporâneos da classe trabalhadora, o papel do sindicalismo e as transformações do mundo do trabalho no cenário nacional e internacional.
INSCRIÇÕES ABERTAS
As inscrições já estão abertas e as vagas são limitadas. O curso é gratuito e destinado prioritariamente às entidades filiadas à CTB que estejam em dia com suas mensalidades sindicais, com vagas também reservadas para núcleos sindicais de base, reafirmando o compromisso da Central com uma formação permanente, democrática e enraizada na base.
FORMAÇÃO COMO EIXO ESTRATÉGICO
Para a secretária de Formação e Cultura da CTB, Kátia Gaivoto, o curso anual ocupa um papel central na construção política da Central. “A formação é o coração pulsante da CTB. É nela que refletimos sobre o mundo do trabalho, a conjuntura política e os desafios do sindicalismo em um tempo de grandes transformações tecnológicas e sociais.”
O presidente nacional da CTB, Adilson Araújo, também destaca o caráter estratégico da iniciativa: “A formação é o caminho para uma ação sindical transformadora, conectada com os desafios do presente e comprometida com o futuro da classe trabalhadora.”
TEMAS CENTRAIS DO MUNDO DO TRABALHO
A programação do curso combina análise de conjuntura, debates estruturais e temas emergentes, como redução da jornada de trabalho, inteligência artificial, Big Techs, transição energética, sindicalismo internacional, China e soberania, além das questões de gênero e do papel do Estado. Confira:
27 de janeiro (terça-feira)
Tema: Conjuntura e desafios do sindicalismo
Manhã (9h às 12h30):
Nivaldo Santana e João Campos
Tarde (14h às 17h):
Redução da jornada de trabalho e o fim da escala 6×1: o tempo como direito
Deputada Daiana Santos e Tadeu Alencar Arrais
28 de janeiro (quarta-feira)
Tema: Meio ambiente, energia e transição justa
Manhã (9h às 12h30):
Prof. Daniel Araújo Sombra Soares e Deyvid Bacelar
Tarde (14h às 17h):
Big Techs e Inteligência Artificial
Renata Mielli
29 de janeiro (quinta-feira)
Tema: Sindicalismo internacional
Manhã (9h às 12h30):
Ernesto Trigo e Lúcia Maia
Tarde (14h às 18h):
China: planificação, produtividade e soberania
Elias Jabbour
30 de janeiro (sexta-feira)
Tema: Mulheres, trabalho e emancipação
Manhã (9h às 12h30):
Kátia Branco e Daniele Costa
Tarde (14h às 17h):
Debate sobre a complexidade do mundo do trabalho
Prof. Dr. Maurício de Melo Teixeira Branco e Augusto Vasconcelos
31 de janeiro (sábado)
Tema: Sistema Financeiro Nacional e o papel do Estado
Manhã (9h às 12h30):
Nuno Teles
Fonte: CTB Nacional