Rosa de Souza critica relator do projeto por não acabar a escala 6x1

Rosa de Souza critica relator do projeto por não acabar a escala 6x1

Geral 03/12/2025 Escrito por:

A classe trabalhadora brasileira vive a expectativa de ver o Brasil acabar com a injusta escala de trabalho 6x1. Mas, não será fácil. A subcomissão especial da Câmara agendou uma reunião para esta quarta (3), quando será lido e votado o parecer final do deputado Luiz Gastão (PSD-CE), que é empresário do comércio, sobre a proposta. 

Ministros do governo Lula criticaram o relatório divulgado por Gastão, por não propor o fim da escala de trabalho 6x1, defendido pela deputada Erika Hilton (Psol-SP), autora do projeto que tenta reduzir o tempo de trabalho no país, algo abraçado pelo governo.

O ministro Guilherme Boulos (Secretaria Geral da Presidência) disse que o parecer do relator não atende a principal reivindicação dos movimentos sociais e de trabalhadores. “Nós fomos surpreendidos pelo relatório. A subcomissão é pelo fim da escala 6×1 e o texto não acaba com a escala 6×1”, protestou. O governo vai tentar reverter alguns pontos do relatório. As lideranças concordam a redução da jornada para 40 horas semanais, mas combinada com o fim da escala 6 X 1. A ideia é implementar a escala 5x2, com 40 horas semanais e sem redução de salário. 

A presidenta da CTB Bahia, Rosa de Souza, critica o parlamentar e aponta para novas mobilizações. "O deputado Luiz Gastão  é um grande empresário do comércio e foi presidente da Federação do Comércio do Ceará. É importante a classe trabalhadora refletir. É difícil aprovar matérias importantes para o povo quando se elege um presidente como Lula, de origem popular, mas se coloca na Câmara Federal e no Senado maioria de políticos ligados às elites. Vamos retomar as mobilizações nas ruas e nas redes sociais para sensibilizar o Congresso, que deve estar em sintonia com o sentimento da população, que é o fim da escala 6x1", afirma.