Em seminário, SINTRACOM e FETRACOM planejam campanha salarial

Em seminário, SINTRACOM e FETRACOM planejam campanha salarial

Geral 09/11/2025 Escrito por:

Reunião da FETRACOM-BASE e seminário conjunto com o SINTRACOM-BA e outros sindicatos do interior marcaram o planejamento da campanha salarial na construção civil, nesta sexta e sábado (7 e 8), em Salvador. Com o tema "Lutar pra avançar nas conquistas", o encontro debateu política com o presidente do PCdoB da Bahia, Geraldo Galindo, e economia com Ana Georgina Dias, economista do Dieese.

Para o presidente da FETRACOM, Edson Cruz, a unificação das campanhas garantiu a unificação dos pisos em várias cidades. "Vamos negociar as cláusulas econômicas, pois o acordo atual é de 2 anos. Vamos reivindicar a inflação e mais um ganho real. Antes da campanha tem a Conferência Estadual do Trabalho, dia 29/11", lembrou.

"A campanha será difícil. Vamos conscientizar a categoria para fortalecer a luta e repetir as campanhas vitoriosas dos últimos anos", disse o presidente do SINTRACOM-BA,Carlos Silva. A presidenta da FLEMACOM, Lúcia Maia, lembrou que "o seminário unificado e as campanhas unificadas fortalecem a unidade do sindicatos para garantir as vitórias, inclusive nas eleições presidenciais em 2026", 

DEBATES

Geraldo Galindo lembrou da agressividade dos EUA, com ataques a barcos na Venezuela e os tarifaços impostos por Donald Trump. "No Brasil, o ambiente está polarizado e com equilíbrio de forças entre a esquerda e a extrema-direita, que segue forte e ativa. Lula pegou uma terra arrasada, marcada pela reforma trabalhista, muito desemprego e 33 milhões de brasileiros passando fome", disse. 

Segundo o dirigente, o Brasil está sendo reconstruído. "Já se tornou a 6ª economia do mundo, reduziu o desemprego para 5,6% e gerou mais de 3 milhões de empregos. Aprovamos a Isenção de Imposto de Renda até R$ 5 mil, derrubamos a PEC da Blindagem e seguimos com a luta pelo fim da escala 6x1", destacou, apontando grandes chances de Lula ganhar as eleições em 2026. 

No sábado (8), os dirigentes debateram o cenário econômico para a campanha salarial 2026. Ana Georgina ressaltou o dinamismo do setor e apresentou vários dados importantes, que ajudarão na mesa de negociação:  

>> Brasil com cenário positivo: baixo desemprego (5,6%), inflação controlada (para janeiro: 4,71%), valorização salarial
>> Setor da construção bem: novos lançamentos cresceram 6,8% (1º semestres 2024 em relação a 2025)
>> Valor dos imóveis novos cresceu 19,4%
>> Minha Casa Minha Vida: 93,5 mil casas em 2025 (+ 7,8% em relação a 2024)