A retomada da indústria naval no Brasil está criando novo impulso no setor metalúrgico. Nesta semana, o presidente Lula (PT) esteve em Maragogipe para anunciar novos investimentos da Petrobras. Serão construídos seis embarcações de apoio marítimo nos próximos anos, que serão fabricadas no estaleiro Enseada.
O investimento é de R$ 2,58 bilhões e deve gerar 6,7 mil empregos no estado. Apenas a construção dos navios, mais de 5,4 mil empregos, entre diretos e indiretos, serão gerados.
Os detalhes foram anunciados por Lula em ato com a presença do governador Jerônimo Rodrigues; da presidente da Petrobras, Magda Chambriard; além de ministros e trabalhadores do estaleiro. “Estou aqui para recuperar a indústria naval brasileira, mas os caras que deixaram um estaleiro dessa magnitude parado deveriam ser presos por causarem prejuízos à população brasileira”, afirmou.
METALÚRGICOS COMEMORAM
A categoria metalúrgica comemora o novo momento. O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da Bahia, Adson Batista participou do ato no Estaleiro Enseada.
"Esses investimentos representam a retomada da indústria naval, a geração de empregos de qualidade e a valorização dos trabalhadores e trabalhadoras. A luta sindical sempre defendeu a importância estratégica do setor para a soberania nacional e para o desenvolvimento regional. Seguiremos firmes na defesa dos direitos, do emprego e de mais investimentos para o povo baiano e brasileiro", enfatizou.
