CTB debate impactos da pejotização no trabalho dia 15, no MPT

Geral 11/09/2025 Escrito por:
Na próxima segunda-feira (15), impactos da pejotização no mundo do trabalho serão objeto de debate do seminário promovido pelo Ministério Público do Trabalho (MPT). Promovido pelo Fórum Estadual de Proteção ao Meio Ambiente do Trabalho (Forumat), o evento acontecerá das 13h às 17h, o auditório do MPT, no Corredor da Vitória, em Salvador.
O ponto alto é a palestra do ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Cláudio Brandão, que abordará o tema “Impacto da pejotização para a sociedade brasileira”. Ele debaterá o tema com a procuradora do MPT e professora da UFBA, Rosângela Lacerda, e representantes de outras instituições, como a auditoria fiscal do Trabalho Larissa Landulfo e a presidenta da CTB Bahia, Rosa de Souza.
"Estamos mobilizando nossos dirigentes sindicais para esse importante debate. É fundamental combater todo esse processo de precarização do trabalho, que se intensificou no Brasil nos governos Temer e Bolsonaro, que implantaram e radicalizaram a reforma trabalhista. A pejotização é um dos símbolos negativos desse absurdo. Queremos o nosso país se desenvolvendo com valorização da classe trabalhadoras e mais direitos", destaca Rosa.
Ao final do seminário, o Forumat fará a leitura de um documento conjunto das instituições que o compõem. A preocupação das entidades e á liberação legal da contratação de trabalhadores como pessoas jurídicas, descaracterizando a proteção oferecida pela CLT. A Carta de Salvador contra a Pejotização deve expressar a oposição ao processo de precarização do trabalho.
com informações do MPT 5ª Região