Zilmar Gomes diz que motoristas por App querem ajustes no PLP 152

Zilmar Gomes diz que motoristas por App querem ajustes no PLP 152

Geral 31/08/2025 Escrito por:

Atualizar o andamento da tramitação do Projeto de Lei Complementar (PLP 152/2025) e organizar novas ações da categoria foram os principais pontos da reunião do SINDMAB (Sindicato dos Motoristas por Aplicativo da Bahia), realizada neste sábado (30) na sede da APLB.

Segundo o presidente da entidade, Zilmar Gomes, é uma luta que exige unidade coletiva. "Só com apoio político e mobilização dos trabalhadores será possível conquistar respeito e proteção para quem move o Brasil todos os dias", afirmou, agradecendo o suporte dado pela CTB Bahia e a presença da assessora da deputada estadual Olívia Santana (PCdoB), Ana Cristina.

O dirigente lembrou que Câmara dos Deputados instalou a comissão que vai analisar o PLP 152/2025, que pretende regulamentar esse trabalho. "Estamos atuando com a FENASMAPP, que levanta problemas no texto, com a falsa autonomia, pois seguimos reféns dos algoritmos das plataformas, sem liberdade real; nossa renda pode diminuir sem qualquer proteção; o projeto não nos protege contra assaltos, acidentes ou assédios; e ignora nosso direito de negociar, coletivamente, melhorias. Tem outros pontos ruins que precisam ajustes", pontuou.

Zilmar Gomes reafirmou que a categoria busca uma regulamentação que, realmente, valorize os profissionais. "Essas big techs estão há mais de 10 anos no Brasil, sem responsabilidade nenhuma com os motoristas. Somos a categoria mais precarizada do país. Precisamos de apoio no Congresso e da categoria para garantir direitos básicos e dignidade para nossa atividade", enfatizou.