CTB leva bandeira de luta para o 2 de julho

CTB leva bandeira de luta para o 2 de julho

Geral 03/07/2019 Escrito por:

Os baianos foram as ruas do centro Histórico de Salvador na manhã desta segunda 2 de julho, para celebrar e participar do desfile desta data que marca a independência da Bahia do domínio português, conquistada em 1823.

A CTB Bahia juntamente com sindicatos filiados participou da festa, levando as bandeiras de luta para o desfile que homenageia os heróis do povo, representados pelo caboclo e a cabocla, que foram os principais responsáveis pela vitória brasileira.

                                            

“O 2 de julho já faz parte do calendário da CTB, é o dia que em que colocamos o bloco dos trabalhadores baianos nas ruas, levando as pautas das categorias, além a luta contra as reformas trabalhista”, ressaltou a vice-presidente da CTB Bahia, Rosa de Souza.

Autora da Lei que instituiu o dia 2 de julho como data histórica no calendário das efemérides nacionais, a deputada federal Alice Portugal, falou da importância da participação dos trabalhadores em uma data tão importante como o 2 de julho. “O 2 de Julho tem significado precioso para o nosso povo. É a data em que os baianos e baianas reverenciam seus heróis, homens e mulheres que deram exemplo de patriotismo e bravura na defesa da Pátria”. 

                                          

Data nacional

 

O 2 de Julho tem um significado especial para os baianos e para o Brasil. Foi nesta data que em 1823 as tropas brasileiras entraram vitoriosas em Salvador após mais de um ano guerreando contra os portugueses que se recusavam a reconhecer a independência do Brasil em relação à Portugal. Agricultores, escravos e outras pessoas oriundas do povo foram os principais combatentes da Guerra da Independência da Bahia. Dentre os muitos heróis populares, os mais conhecidos são Maria Quitéria, João das Botas e Maria Felipa, que se destacaram nas batalhas.

Marcivaldo Santos – CTB-BA