Duas das maiores categorias de trabalhadores de Salvador mostraram unidade nesta terça-feira (27): os professores da rede municipal e os servidores da Prefeitura. Liderados pela APLB e pelo Sindseps, os dois segmentos realizaram atividades para reafirmar greves por tempo indeterminado, até o prefeito Bruno Reis (União Brasil) abrir o diálogo sobre suas reivindicações.
Os professores se concentraram na Praça da Piedade e desceram em caminhada para se encontrar com os servidores, em frente à Câmara de Vereadores. "Esse é um momento importante, que mostra a unidade entre nossas categorias. Queremos apenas que o prefeito cumpra a lei e pague o piso da categoria", afirmou Rui Oliveira, coordenador-geral da APLB.
Também dirigente da entidade, Marilene Betros reafirmou a disposição da categoria para. "As assembleias que realizamos foram de muita unidade em torno da manutenção da greve até que a Prefeitura atenda nossas reivindicações. O movimento segue forte", destacou.
SERVIDORES
Na Praça Municipal, a assembleia dos servidores decidiu por iniciar a paralisação. "Não tivemos outra saída senão decretar greve por tempo indeterminado. Nossas perdas são de 25% nos últimos 8 anos. Entre outras reivindicações, queremos avanço de nível conforme a Lei 7.867/10 e a regularização dos avanços de níveis entre 2018 e 2022", disse Everaldo Braga, coordenador do Sindseps e vice-presidente da CTB Bahia.
Também dirigente da CTB e coordenador do Sindseps, Bruno Carianha reafirmou que as agressões na sessão que votou, às escondidas, o projeto de reajuste, não vão intimidar a categoria. Vamos realizar atos por toda a cidade até o prefeito negociar nossa pauta", afirmou.
APOIO POLÍTICO
As duas greves contam com apoios importantes na Câmara de Vereadores. Estiveram com professores e servidores os vereadores Aladilce Souza (PCdoB), Silvio Humberto (PSB) e Amilton Assis (PSol). Todos colocaram os mandatos à disposição para intermediar negociações e para repercutir o movimento no Parlamento. Membro da direção estadual do PCdoB, o secretário sindical Jairo Araújo reafirmou o compromisso da legenda com a luta dos servidores e dos professores.