CTB Bahia prestigia lançamento de programa do Sesi em parceria com MTE

Geral 10/04/2025 Escrito por:
A Bahia foi palco do lançamento do programa nacional SEJA PRO+, ação do Serviço Social da Indústria (SESI), em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), voltada para qualificação profissional de jovens. São R$ 200 milhões de investimentos e 25 mil vagas gratuitas, sendo três mil no estado, na modalidade de educação de Jovens e Adultos (EJA). Serão beneficiadas pessoas entre 18 e 29 anos, que não concluíram a Educação básica.
O ato com a presença do governador Jerônimo Rodrigues (PT) e do ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, aconteceu nesta quinta-feira (10), na Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), no Stiep. “É um método que valoriza o conhecimento de cada um ao chegar à sala de aula. Um programa dirigido com metodologias mais avançadas, com tecnologia, para não dizer que estamos partindo do zero. Serão três mil vagas inicialmente e com um potencial muito forte da gente poder ampliar”, disse o governador.
Presente com representantes da demais centrais, a presidenta da CTB Bahia, Rosa de Souza, reforçou a importância da iniciativa. "Com as políticas do governo Lula, o Brasil tem apresentados bons números na economia: mais de 3 milhões de empregos gerados em dois anos, menor taxa de desemprego dos últimos 12 anos [6,6%], melhoria da massa salarial e crescimento do PIB acima do esperado. Essa é mais uma ação para reforçar o crescimento econômico, através da qualificação dos nossos jovens e adultos", afirmou a dirigente, que estava ao lado dos dirigentes da Central Renato Jorge (Assufba) e Arielma Galvão (APLB).
SETRE E MTE
Segundo o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Augusto Vasconcelos, o programa se associa a um conjunto de investimentos que o governo estadual tem realizado na área da qualificação profissional. "Ao final deste ano, somente na gestão do governador Jerônimo Rodrigues, só com programas estaduais em parceria com o MTE, teremos mais de 50 mil pessoas qualificadas nas mais diversas áreas, na indústria, na agricultura, no comércio, nos serviços, na área do turismo, na cultura, entre outros segmentos da economia”, enfatizou.
De acordo com Luiz Marinho, a diferença é que essas pessoas passam a ter oportunidade. "Qualificação, formação, escolaridade é o futuro. Muitas pessoas, às vezes, têm uma vaga de trabalho negada por ausência do certificado de Ensino Médio. Você tem aqui outros leques de possibilidade e oportunidade”, destacou.
com informações da Secom-BA