Sindicato dos operários da construção da Bahia, completa 101 anos de lutas

Sindicato dos operários da construção da Bahia, completa 101 anos de lutas
Publicado por Romice Mota

Geral 19/03/2020 Escrito por: Romice Mota

O Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção e da Madeira da Bahia (Sintracom-BA), é o mais antigo sindicato de classe do estado, e um dos mais antigos do Brasil.

Fundado em 19 de março de 1919, ano de lutas históricas dos trabalhadores, em todo o país, teve como primeira denominação “Sindicato dos Pedreiros, Carpinteiros e Demais Classes” e o primeiro presidente foi Guilherme Francisco Nery. As bandeiras de lutas da classe trabalhadora na época eram jornada de trabalho de oito horas por dia, liberdade de organização sindical, aumento de salários, isonomia salarial entre homens e mulheres com mesmas funções e abolição do trabalho infantil.

O atual presidente, Carlos Silva, lembrou que durante todo esse período, o Sintracom-BA enfrentou ditaduras civil e militar, intervenções federais, teve dirigentes perseguidos e presos, organizou greves e movimentos históricos.

Nesses 101 anos de existência, a entidade cumpre um relevante papel na organização das lutas dos trabalhadores (as), na defesa dos direitos, pela valorização da profissão, segurança do trabalho, melhores condições e cidadania.

Como a luta é como o tempo, não para, o Sintracom-BA, apesar de enfrentar as dificuldades impostas pela reforma trabalhista, no governo de Michel Temer, e agora com a medida provisória 837 de Jair Bolsonaro, que tentam destruir o movimento sindical, o sindicato está envolvido em várias lutas para defender os direitos do trabalhador e da trabalhadora. E a cada ano tem se dedicado à representação e à luta da categoria, que é de grande importância para a sociedade baiana.

 

Vida longa ao Sintracom!