CTB Bahia qualifica debate em conferência nacional de saúde

CTB Bahia qualifica debate em conferência nacional de saúde

Geral 11/12/2024 Escrito por:

Vários dirigentes estão representando a CTB Bahia e o sindicalismo classista na 4° Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. O evento acontece de 10 a 13 de dezembro, em Brasília. Sua preparação teve mais de 10 mil pessoas de todo o Brasil participando das 27 conferências estaduais e distrital.

Segundo Antônio Lago, dirigente do SINPOSBA e da Central, a conferência é importante após 18 anos. "Esse ano, buscamos fortalecer a democracia brasileira e a valorização dos trabalhadores, buscando criar a carreira única do profissional do SUS e a contratação através de concurso público, com remuneração decente. Isso para ampliar a proteção social prevista na Constituição e na Lei Orgânica do SUS", detaca o sindicalista, que está acompanhado de Francisco Souza, dirigente metalúrgico da FETTIM, e Ana Carina, diretora do Sindsaúde Bahia e coordenadora da CIST-BA.

Com o tema “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer”, a Conferência realiza sua etapa nacional após uma série de ações que desrespeitam os direitos trabalhistas e promovem o enfraquecimento das ações de educação em Saúde.

A 4ª Conferência trabalho três eixos: 1) Democracia, Controle Social e o desafio da equidade na gestão participativa do trabalho e da educação em saúde; 2) Trabalho digno, decente, seguro, humanizado, equânime e democrático no SUS: Uma agenda estratégica para o futuro do Brasil; e 3) Educação para o desenvolvimento do trabalho na produção da saúde e do cuidado das pessoas que fazem o SUS acontecer: A saúde da democracia para a democracia da Saúde.

com informações do Ministério da Saúde