Segue o PIB: emprego e renda ajudam economia a crescer de 0,9% no 3º trimestre
Geral 03/12/2024 Escrito por:
Mais um bom resultado econômico para o governo Lula (PT): o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro cresceu 0,9% no terceiro trimestre deste ano. A alta foi puxada pelos setores de serviços e da indústria. É a 13ª expansão consecutiva. Em relação ao mesmo período de 2023, o crescimento foi de 4%. Os dados foram divulgados nesta terça (3), pelo IBGE.
Segundo a coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, Rebeca Palis, o resultado positivo do trimestre tem a ver com fatores relacionados a emprego e renda. “A gente continua com vários efeitos positivos, como o mercado de trabalho, a inflação está acima da meta, mas não está em níveis altíssimos, e o governo continua com a política de transferência de renda”, enumera, lembrando que a taxa de desocupação atingiu patamares mínimos historicamente.
O relatório do IBGE mostra que o PIB acumulou alta de 3,3% entre os meses de janeiro a setembro de 2024, enquanto nos últimos quatro trimestres, a alta foi de 3,1%. Os números positivos acalmaram o mercado financeiro, com o dólar tendo uma leve baixa frente ao real. No terceiro trimestre de 2024 em relação aos três meses anteriores (abril-maio-junho), dois dos três grandes setores econômicos avançaram: Serviços (0,9%) e Indústria (0,6%). Já a Agropecuária registrou queda de 0,9% no período.
com informações da Agência Brasil