8 de março: Mulheres vão às ruas por Democracia e Igualdade

8 de março: Mulheres vão às ruas por Democracia e Igualdade
Publicado por Romice Mota

Geral 05/03/2020 Escrito por: Romice Mota

No Dia Internacional da Mulher, comemorado em  8 de março, a CTB-Bahia convoca todas as mulheres baianas, trabalhadoras e entidades para participarem do ato em defesa Democracia e da Igualdade. Esse ano a CTB-Bahia,  os movimentos de mulheres e sindicatos vão  às ruas nas capitais de todo país em um ato unificado, que será realizado domingo (8/03), a concentração será no Cristo da Barra, às 9h. 

O Brasil assume o quinto lugar no mundo de países que mais matam mulheres, segunda a Organização Mundial da Saúde, o número de assassinatos no país chega a 4,8 para cada 100 mil mulheres. Na Bahia, no último ano, esse número aumentou 36%, tendo as mulheres negras como principal alvo, apontando o cenário fascista, político, econômico e social que atinge com força maior, as mulheres.

Desde o golpe de 2016 contra a primeira mulher eleita presidenta do Brasil, Dilma Rousseff, a jovem e ainda frágil democracia brasileira, que a rigor nasceu após a derrubada da ditadura militar em 1985, está sob feroz ataque das forças conservadoras.

A ofensiva autoritária foi radicalizada pelo presidente Jair Bolsonaro, um líder da extrema direita com notória inclinação fascista que inspira o ato convocado (com respaldo do Executivo) para o próximo dia 15 contra o Congresso Nacional e o Superior Tribunal do Trabalho (TST) com claras conotações golpistas.

 

No Bahia, as maiores vítimas do feminicídio são negras e jovens, com idade entre 18 e 30 anos. De acordo com os últimos dados do Mapa da Violência, a taxa de assassinato de mulheres negras aumentou 54% em dez anos. O número de crimes contra mulheres brancas, em compensação, caiu 10% no mesmo período.

Agenda de lutas

14/03- aniversário o de morte de Marielle Franco- atos em todo Brasil 

18/03- ato em defesa dos serviços públicos e educação ,incluindo empregos, direitos e democracia.