FESPEBAHIA e entidades de servidores fazem carreata e ato na Governadoria

FESPEBAHIA e entidades de servidores fazem carreata e ato na Governadoria

Geral 17/04/2024 Escrito por:

Mesmo com o tempo fechado e prometendo muita chuva, entidades que representam várias categorias de servidores e servidoras estaduais foram à luta nesta quarta-feira (17). Lideradas pela FESPEBAHIA e com apoio da CTB Bahia, Sinpojud, SindsaúdeBA, APLB e Sindsefaz, realizaram uma carreata até o Centro Administrativo da Bahia (CAB). No monumento da Balança, próximo à Assembleia Legislativa da Bahia, fizeram uma concentração e se dirigiram até a Governadoria.

Presidenta do SindsaúdeBA e secretária de Imprensa da CTB Bahia, Ivanilda Brito destacou a importância da atividade. "Não dá mais para tolerar esse descaso. Os servidores e servidoras estaduais têm garantido o sucesso das políticas públicas e dos serviços prestados pelo Estado ao nosso povo. É hora de valorizar todas as categorias com reajuste decente e atendimento das outras reivindicações", afirmou.

Segundo o presidente do Sinpojud, Manoel Suzart, "a ideia é chegar no CAB, fazer um ato em frente à Governadoria e exigir a abertura da mesa de negociação". Para o diretor de Finanças do Sindsefaz, Cláudio Meirelles, o governo tem que abrir o debate sobre o reajuste salarial e as perdas. "Os sindicatos e os servidores ficaram 8 anos sem reajuste. O governo precisa entender que, servidor público valorizado é a garantia do serviço público bem prestado à população", frisou.

Além da abertura da mesa de negociação e do reajuste salarial, as entidades querem o respeito ao direito à data base (1º de janeiro), melhorias no Planserv, valorização dos aposentados e pensionistas, e a  recomposição das perdas salariais. Um estudo do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Econômicos (Dieese) mostra que, de janeiro de 2015 a dezembro de 2023, a perda salarial dos servidores do estado é de 54,25%.

com informações da FESPEBAHIA / imagem: CTB e SindsaúdeBA